quinta-feira, 29 de julho de 2010

Em breve mudanças na Movicel

A Movicel, uma das duas operadoras que actuam no mercado das telecomunicações móveis, irá introduzir em breve um chip nos seus aparelhos celulares, segundo revelou ao Semanário Angoense uma fonte ligada à referida empresa.


A fonte, que solicitou para não ser identificada, disse que a rede 91, à semelhança da sua congénere UNITEL, passará a operar com o sistema «GSM-SIM card»,um circuito impresso do tipo «smart card», que servirá para a identificação, controlo e armazenamento de dados em chip.

«O chip da Movicel funcionará como os normais cartões SIM, e servirá como módulo de identificação do assinante, tal e qual como a Unitel», adicionou a fonte. Esta última, a maior no mercado das telecomunicações móveis, actua com nas redes 92 e 93.

Segundo ainda a fonte, o pequeno circuito impresso num suporte de plástico será inserido apenas nos telefones de carácter funcional GSM, que serão conectados à referida operadora.

A fonte que temos vindo a citar não adiantou se a «inovação» iria abranger os aparelhos já em uso ou apenas os que serão vendidos no futuro, quando for introduzido o tão prometido upgrade. Nada avançou também se os antigos clientes serão obrigados a trocar os seus antigos aparelhos por novos, com um espaço reservado à utilização do chip.

Assegurou que a medida visava responder às inúmeras reclamações de clientes, que se sentiam embaraçados com a troca dos seus aparelhos, sem que os números fossem alterados.

Ao contrário do que se regista na rede Unitel em que o cliente tem a autonomia de introduzir apenas o chip no novo aparelho, na rede Movicel, caso o cliente pretenda mudar de aparelho e manter o mesmo número, este só pode fazê-lo junto da operadora.

«Com a agravante de que esta mudança só pode ser feita apenas na loja de vendas do Chamavo, uma situação que tem estado a causar sérios transtornos aos clientes», ajuntou a fonte.

Com a introdução dos chips,espera-se que «estes constrangimentos sejam ultrapassados»,prognosticou a mesma fonte, que estimou em 3 milhões o número de clientes que a Mocivel dispõe.

Com o objectivo de obter uma confirmação oficial junto da referida operadora, o Semanário Angolense abordou a chefe de Departamento de Marketing e Publicidade da Movicel, Patrícia Patrício.

Esta não confirmou nem desmentiu a notícia em causa, deixando, porém, transparecer que a sua empresa estaria prestes a proceder mudanças nos aparelhos celulares.

Segundo ela, a ideia da empresa passar a operar com chips nos telemóveis já havia sido pondera da há muito, mas por enquanto era prematuro abordar sobre o assunto.

Garantiu que no devido tempo a comunicação social será informada das inovações que serão introduzidas

Poste - Florentino calei

Sem comentários:

Enviar um comentário